domingo, 28 de novembro de 2010

Oh, vida, oh céus....

Gente, cada vez que vou comprar roupa, adivinha o que acontece??? Claro! Drama.
Alguém já conseguiu decifrar o que se passa na cabeça do povo que faz roupa e coloca na loja pra vender?
Tem lojas que eu saio feliz (isso é raríssimo) porque entrei num jeans 40. Mas tem outras... Deprê total! Visto uma 44 e nada!!! Eu quero sumir!
 
Aí, recentemente vi na tv que há uma norma da ABNT que regulamenta a padronização das roupas e que, na maior cara dura, as indústrias fingem não saber e descumprem essa norma. Hunf! E a nossa auto-estima, onde é que fica??

Imagem retirada do Google

Fui em busca de saber se a informação realemente procede e olha o que encontrei nesse site: http://melhoragora.org/2008/07/25/norma-da-abnt-sobre-o-padrao-de-tamanhos-de-roupas/

Norma da ABNT sobre o padrão de tamanhos de roupas


Uma situação que todo mundo deve ter passado é quando foi em uma loja de roupas, pegou aquela calça ou camisa muito bonita na sua numeração e quando foi experimentar ou ficou grande ou muito pequeno. Isso acontece porque cada empresa de confecção de roupas possui um determinado padrão de numeração.

Confecção, Moda e Vestuário: padronização

Vemos diversos países, como Estados Unidos, movimentarem milhões de dólares em vendas de roupas pela Internet, mas aqui no Brasil isso não é possível, pois as pessoas sempre precisam ir até a loja para verificar se o modelo é compatível ou não. Para resolver esse problemaa ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou o padrão de tamanhos baseado em um estudo com milhares de brasileiros, ou seja, em breve a calça de tamanho 40 na Grife X será a mesma da Loja Y.

Promoções, queima de estoque e feirinhas

A padronização deve ser aderida, obrigatoriamente, até 2010 pelas empresas do setor de vestuário, pois quem não aderir ao novo padrão receberá uma multa. Por isso a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) está organizando o 2º Mart Center Fashion, um super bazar que está começando em São Paulo, mas segundo informações vai rodar o país inteiro. Como existe um estoque de 1 ano de produção, os consumidores irão encontrar roupas com até 80% de desconto.
Fontes:
- Estadão
- BatataTransgênica


Vamos ficar de olho e torcer para que as indústrias coloquem em prática o que já deveriam fazera há muito tempo.

E você, já teve dificuldades em encontrar roupas pela diferença na numeração? Escreve aí!

Beijos!!

Um comentário:

  1. Olá, Gabi
    Eu nunca sei qual número vou usar quando compro uma roupa. Em cada loja, é uma numeração. Vou torcer pras empresas entrarem nessa de padronização.
    Um beijo,
    Ana Teresa

    ResponderExcluir