segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Questão de Saúde: VARIZES

Oi, gente!
Recentemente, tive que fazer a cirurgia de varizes. Retirei umas veias mais calibrosas da parte de trás as duas pernas, de coloração azulada. Minhas varizes não eram salientes, eram apenas aparentes (devido à cor).
Fazia um tempão que não aguentava usar salto alto porque as pernas ficavam doendo bastante. Depois de atingir a vaidade, passou a atingir o fato de eu ser prendada: quando ia passar roupas não suportava ficar muito tempo em pé. As pernas ficavam formigando e doendo mesmo. Uma coisa...
Nos pés, um verdadeiro mapa hidrográfico, parecendo um monte de rios muito finos. Um horror...
Aí, fui ao médico angiologista e ele recomendou tanto a cirurgia quanto as conhecidas aplicações nas varizes.

                                 As minhas pareciam com essas, só que não eram salientes. *Imagens retiradas do Google

Especifico abaixo como foi o procedimento no meu caso, porque só fui entender tudo depois que já estava operada :(
1-  depois de fazer os exames de sangue e o Doppler, foi marcado o procedimento.
2- jejum total por 8 horas. Recomendo que quem for fazer seja mais inteligente que eu, pois como fiz à noite, passei a tarde inteira sem poder comer ou beber água. Faça pela manhã, pois seu corpo estranhará menos o jejum.
3- é feito em um centro cirúrgico, apesar do procedimento em si ser simples. São mais ou menos 1h30min de cirurgia.
4 é feita uma sedação parecida com a de uma endoscopia. Eu, particularmente, já no final da cirurgia, acordei e dei conta de tudo, do que falavam, não sentia dor mas sentia o médico puxando "alguma coisa"... mas doer não dói.
5- nos microcortes, eles põem Micropores. Depois, enfaixam as pernas como as de uma múmia. Hahahahaha!

Quando cheguei a casa (não foi necessário ficar internada), ainda subi 6 lances de escada, mas beeeem devagarinho e com a autorização do médico. Deve-se passar 24h com as faixas nas pernas e bastante repouso, mas não absoluto: pode-se levantar para escovar os dentes, sentar para as refeições. Mas eu não conseguia ficar muito tempo numa posição só.
Depois de tiradas as faixas, banho "normal" (eu tive muuuuito receio de os micropores molharem e caírem...)
Mas eles não caem assim tão fácil não.
Fiquei assim por uns 4 ou 5 dias. Mããããs.... e os hematomas?
Pessoal, como dói no local dos hematomas, hum?! Ave! Parecia que eu tinha levado uma surra!! Fica dolorido por uns 20 dias... (como vou fazer quando for fazer uma lipo? #medo)
Bem, passada a fase mais chata, vem uma pior ainda. Hahahahahaha!
Usar as benditas meias de compressão... ninguém, na face da Terra, merce um negócio desses...

Por que tem que ser um modelo assim, tão feio? Estou me sentindo uma senhora bem idosinha, de uns 90 anos... A auto-estima some, desaparece!
Sem contar com a colocação que é um drama. Tive que olhar no youtube um vídeo de como por.
Pra completar, ESQUENTA MUUUUITO!!! Imagine meu caso, tendo que usar essa maravilha num calor de 37, 38 graus. Deus me ajude!

Bom, isso é só para mostrar, que, apesar do drama que fiz, é muito importante cuidarmos da nossa saúde. Lógico que tem seus pontos meganegativos, mas se não tem outro jeito, vamos fazer direito!

Semana que vem começo minhas aplicações. Depois volto aqui para contar como foi.
Beijão!!

2 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas e informando oq vc passou. Muito bom agente saber. Pois sempre se informo antes de qualq procedimento.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, que bom que tenha gostado! Apareça sempre!

    Beijos,
    Gabi

    ResponderExcluir