terça-feira, 14 de junho de 2011

Reutilização de PET

Não, não, gente… falar de reutilização de PET não é usar seu cachorro ou seu gato para finalidades exóticas. #aloka
É que, se tem algo que me incomoda muito, muito mesmo, é me deparar com a quantidade de lixo que a gente produz por semana, que dirá por mês e por ano! O indígena e o naturalista que habitam meu ser têm uma dor no cuore impressionante.
Quem não cuida da casa ou quem ainda nem se tocou disso pode se assutar com tanto desperdício de material ainda bons para serem utilizados, como embalagens vazias, principalmente as de plástico.
PET
Imagem retirada do Google

Sim, porque as de vidro são mais comuns para o reaproveitamento para artesanato e guardar outras coisas, pois são mais resistentes ou menos fués. Já o pobre do PRÁSTICO, todo mundo joga fora sem dó. #ôcoitado
Daí, mesmo a mais desinteressada das criaturas ou com zero consciência ecológica já ouviu falar em reaproveitar as garrafas PET para outras finalidades.
E para não ter aquela desculpa básica e completamente irritante de que “ah-mas-eu-não-posso-fazer-nada” para reduzir o lixo, hoje eu vou dar dicas para a gente não disperdiçar tanto as embalagens boas.
* Guarde as garrafas de refrigerante com a tampinha para GUARDAR O ÓLEO USADO. Além de reciclar o PET, ainda eviata acontaminação do solo e da água! NUNCA DESCARTE O ÓLEO DIRETO NA PIA!! Como eu faço pouca fritura em casa e só moram 2 pessoas, uma garrafa de 01 litro dá conta do recado bem. Na sua casa, veja a sua necessidade. Mas vale a pena. Depois que ela encher, é só colocar tampadinha no lixo comum ou, melhor ainda, levar a alguma cooperativa que recolha óleo usado.
* As garrafas PET também podem servir de depósito para os REFIS DE PRODUTOS DE LIMPEZA, que nos supermercados custam menos que nas embalagens originais. NÃO SE ESQUEÇA DE GUARDAR FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS, já que a embalagem é de refrigerante! Nem preciso explicar o por quê, né?!
Além dessas dicas que eu adoto em casa, na internet há várias sugestões de artesanato para aproveitar o plástico das PET’s.
Ainda assim, se não quiser utilizar em casa para mais nada, façamos o favor (não dói, não custa nada): VAMOS SEPARAR O LIXO SECO DOS ORGÂNICOS! Se não quiser fazer a sua parte, deixe que os outros (os catadores) façam por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário