sexta-feira, 1 de junho de 2012

Feijão, feijão, feijão!

Dia desses, vi uma postagem bem interessante sobre feijão no blog Panelaterapia e me dei conta de que já tinha falado de arroz, mas do seu companheiro fiel ainda não.

Foi só participar do blog dando as minhas dicas por lá que me toquei de que tenho algo a dizer sobre essa maravilhosa fonte de ferro e proteína! Confere aqui em baixo as dicas que aprendi no dia a dia da cozinha:







- Para saber se o feijão é novo, ainda no supermercado, pegue o pacote e dê uma leve mordida em um grão. Se ele ficar com a marquinha de que vc mordeu, tá novinho! Hehehe! Quanto mais novo, mais fácil de cozinhar e gostoso ele será!

- Quando compro 1kg por exemplo, eu escolho todo o pacote de uma só vez. Os feijões amassados ou muito enrugados, os com a pele solta, as pedras e outras impurezas vão todos embora. Os sadios eu armazeno em um pote de vidro. Assim, tanto posso cozinhar pequenas porções todos os dias, quanto posso cozinhar metade deles e congelar. É uma economia de tempo sem tamanho!

- Pra quem não tem receio, eu só cozinho na panela de pressão: economiza tempo e gás. 

- Para um feijão mais nutritivo, quando for cozinhar, acrescente abóbora (ou jerimum) ou até mesmo cenoura em pedaços. Ele fica até mais cremoso!

- Raramente eu uso temperos prontos para refogar o feijão já cozido. O altíssimo índice de sódio contido neles me assusta! Feijão é saúde e eu não gosto de deixá-lo com "pressão alta"! Hahaha! Coloco em uma panela um pouco de óleo, alho e cebola amassados e sal. Refogo até ficar douradinho e jogo o feijão cozido. Para incrementar, pode-se colocar coentro picadinho.

- Para engrossar o caldo mais rápido, é só amassar com uma colher os grãos dentro da panela do refogado: vai mexendo e amassando nas laterais da panela.

- Mesmo depois de refogado, o feijão pode ser congelado. E como todo alimento, uma vez descongelado não pode voltar ao freezer.

- No caso de sobras, dá pra fazer um belo tutu de feijão (batendo no liquidificador e depois acrescentando farinha de mandioca, como se fosse preparar um pirão, com linguiça e bacon) ou uma sopinha cremosa. 

Até a próxima!
Beijos!!

2 comentários:

  1. assino em baixo em tudo o que vc escreveu sobre o feijão! Adoro de tudo qto é jeito! Olha, aí na feira de Juazeiro e no Crato, existem vários tipos de feijão, cada um bem diferente do outro. Adoro sopa de feijão com coentro! Mas tenho uma dica importante que me foi passada por uma nutricionista : não devemos temperar o feijão com cebola. Ela faz fermentar o danado e a gente fica com a barriga pum, pum, pum! As tripas ficam gasosas!!! Mas o alho pode!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fafah, ri muito do "pum, pum, pum"!!
      Já eu ouvi dizer que os gases que o feijão nos causa é devido a ele mesmo, sozinho, sem a "ajuda" de outro ingrediente.
      Quem deixa ele de molho de um dia para o outro, vai notar uma espuma na superfície da água. Tá ali os danados dos gases! Basta trocar a água e pronto!

      Ter vc aqui é sempre maravilhoso!
      Beijão!!!

      Excluir