terça-feira, 26 de julho de 2011

Várias dicas em uma: VINAGRETE

Hoje lembrei de passar algumas dicas para vocês sobre o vinagrete. Ele é muito famoso para acompanhar churrascos, mas eu gosto também como salada, acompanhando qualquer outra coisa.

1111111111

- Corte as verduras nessa ordem: primeiro a cebola, depois o tomate e em seguida o pimentão. É que, como é inevitável ficar o cheiro da cebola nas mãos, as verduras que vêm depois dela contém substâncias que fazem desaparecer o cheiro nas mãos.

- A receita de um vinagrete original tem as seguintes proporções de líquidos: 1/3 de xícara de vinagre para 1 xícara de azeite. O nome do molho é vinagrete, mas de vinagre deve ter pouco; deveria ser azeigrete! Haha!
É amiga, em muito lugares, principalmente nas churrascarias, é muito comum a gente ver as pobres verduras boiando literalmente no vinagre. Sacomé, azeite bom é caro e vinagre é um precinho bem pequeno, então... tá explicado. Mas é muito, muito ruim!! Acho que não há ser humano normal capaz de "beber" o puro vinagre.

- Como não tenho muito costume de usar vinagre em casa, uma vez fiquei pensando: "a cebola é super ácida e o pimentão também tem lá sua acidez. Já o tomate tem muita água..." Eureka!! Resumindo: NO MEU VINAGRETE, EU NÃO COLOCO VINAGRE!! Só adiciono o azeite e pronto! A acidez fica na medida certa!

- Adicione temperos secos macerados com as mãos, como orégano e alecrim. Dá um perfume ótimo no molho!

- Como o pimentão verde é indigesto (que faz a gente lembrar dele o dia todo!), troque o pimentão verde pelo pimentão amarelo ou vermelho. São mais maduros e por isso, mais digeríveis pelo organismo.

- Para incrementar mais ainda, coloque coentro ou salsinha picados. Fica muito bom!

- Sobrou vingrete? Refogue na manteiga e poderá fazer:
            - um molho para macarrão, tipo alho e óleo;
            - um omelete maravilhoso, bastando acrescentar ao recheio o queijo.

Como eu costumo dizer aqui no blog, as dicas eu passo mas a receita é sua!!! Invente também e coloque o que gostar. Só não esquece de aparecer aqui e compartilhar com a gente!

Beijos!

3 comentários:

  1. Oi Gabi!

    Muito fácil o seu molho a vinagrete (mesmo sem o vinagre viu!) Menina, eu encontrei um livro
    em casa, ainda fechadinho, chamado "O livro do
    Churrasco". Não lembro de quem eu ganhei, mas
    não sei como sobreviví sem ele até hoje!.
    É bom que só,tem tudo sobre churrascos e molhos.
    Até como preparar o tempero massala ele ensina, imagine! Vou selecionar uma sequência de pratos
    dele p/colocar lá no panelinhadafafah. Me aguarde ok?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fafah!
    Adorei saber que vc gostou da minha dica! Afinal, você entende muito de cozinha. Espero que quando fizer de fato o "meu" vinagrete diga se relamente gostou ou não, tá?!
    Como sempre, ficarei ansiosa por mais receitas suas!
    Seja sempre bem-vinda e apareça sempre!
    Um beijão!
    Gabi

    ResponderExcluir