sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Receita: Lámen com Dignidade

Vocês não sabem, mas tudo o que você comentam comigo sobre o blog é uma sugestão fantástica!

Uns dias atrás, minha amiga Karine disse que "de prendada não tenho nada, porque estou agora fazendo um Miojo". Eu achei graça do que ela falou e logo após me veio a imagem de um lámen boiando naquela água sem graça e pensei: será que ela não sabe que podemos fazer um macarrãozinho mais digno? Sim, porque tenho amigas que fazem para seus filhos desse jeito e, tadinhos, ninguém merece tomar aquela sopa de macarrão comprido...

E só uma observação: quando falo aqui em Miojo, quero me referir a todos os macarrões instantâneos. Igual a Bombril, esse nome ficou generalizado para o tipo. Nada referente a marca.

Daí, conforme prometi pra ela, venho aqui dar minhas dicas pra vocês de como fazer um Miojo diferente (porque, olha, no jeito tradicional, pra mim não rola.)



 - SEMPRE COMECE PELO MOLHO OU RECHEIO. Por ficar pronto em 3 minutos, o mais demorado na preparação do Miojo é o molho. E não é lenda: o macarrão cozinha mesmo em 3 minutos. Passou muito disso, vira papa e insuportável de comer.

- TRATE O MIOJO COMO MACARRÃO COMUM. Ou seja, deixe cozinhar na água pelo tempo indicado e escorra a água quente para cessar o processo de cozimento.

 - NÃO COLOQUE MUITA ÁGUA PARA COZINHAR. Coloque somente o suficiente para cobri-lo.

 - NÃO ADICIONE O TEMPERO À ÁGUA. Guarde o pozinho que vem com o lámen para incrementar o molho e não a água do cozimento.

 - PARA AGILIZAR, ENQUANTO FAZ O MOLHO, COLOQUE LOGO A ÁGUA PARA FERVER.

 - SEMPRE SIRVA QUENTE. Não é bom um macarrão frio, que dirá um lámen!

Eu gostaria de ter fotos de todas as receitas que vou passar, mas é que achei a ideia tão boa que nem quis esperar para fazer e tirar as fotos. Sei que muita gente, mas muita mesmo, se vira na base do Miojo para comer melhor no almoço ou fazer uma jantinha mais caseira à noite. Então, fica aqui a dica mesmo sem as fotos. Mas dá certo sim!

Abaixo, seguem algumas formas de "rechear" ou "temperar" o nosso macarrão instantâneo. As dicas são referentes a um pacote.

MIOJO À CARBONARA
1/2 xíc. chá de bacon
cebola picada a gosto
salsinha ou coentro a gosto
1/2 caixinha de creme de leite
01 ovo

Frite o bacon até ele ficar crocante e soltar sua gordura. Acrescente a cebola e refogue até dourar. Adicione o ovo e o sachê com o tempero. Misture. Acrescente o creme de leite e misture. Com o lámen já cozido e escorrido, coloque no molho. Salpique a salsinha ou o coentro.


MIOJO À PARISIENSE
01 colher de sopa rasa de margarina
cebola a gosto
1/2 xíc. chá de prsunto picado
02 colheres de sopa de ervilhas
1/2 caixinha de creme de leite
queijo parmesão ralado

Refogue a cebola na margarina. Acrescente o presunto e as ervilhas, misturando. Adicione o sachê de tempero e em seguida o creme de leite e mexa bem. Junte o lámen já cozido e ponha o queijo ralado por cima.

MIOJO A PESCADOR
01 colher de sopa de azeite
1/2 lata de atum sólido ou em pedaços
1/2 xíc. chá de tomate picado
03 buquês de brócolis já cozidos
cebola a gosto

Frite a cebola no azeite. Junte o atum e o brócolis. Refogue. Acrescente o tomate e misture para aquecer. Jogue sobre o miojo já cozido.


MIOJO A HOT DOG
02 salsichas para cachorro quente
01 xíc. chá de molho de tomate pronto
batata palha e queijo ralado a gosto.

Pique as salsichas em rodelas ou em 4 partes. Junte o molho e o sachê de tempero e deixe ferver. Acrescente o macarrão e misture. Salpique a batata palha e o queijo ralado por cima.


Com essas receitas, você pode substituir qualquer ingrediente que falei por outro que já tenha pronto ou na geladeira, como presunto, calabresa, camarão, sobras de frango cozido, sobras daquele vinagrete que eu falei, cenoura ralada, molho de tomate e por aí vai. Faça o prato de acordo com o gosto de quem vai comê-lo!

Caso queiram mais molho, é só acrescentar mais o ingrediente (creme de leite ou molho de tomate) ou um pouquinho de água. 

Um beijão!

P.S.: Muito obrigada, Karine! Seu cometário foi show! Olha você aqui no blog!! Hahaha!

BOM FINAL DE SEMANA!!

7 comentários:

  1. Agora sim, amiga, minhas noites solitárias de quinta-feira vão ser (bem) mais saborosas!!!

    ResponderExcluir
  2. Haha!! Espero que você volte aqui pra contar como foi, hein?
    Um beijão!
    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Ah, vc é das minhas, tbm adoro inventar com miojo, mas o que mais gosto é simples, colocar uma colher e meia de requeijão depois de retirar o excesso de água e o tempero do sachê que vem no miojo, o meu preferido é o galinha caipira. Qdo tinha barraca de rua de crepe suíço, dizia que ía inventar uma barraca de miojo e maridex me zuava... Oh que a idéia é boa...
    Adorei a visita, breve teremos novidades... bjkas

    ResponderExcluir
  4. VC tem menina em casa? Estou precisando de uma super ajuda, passa lá no meu blog e deixa seu palpite, bjs
    www.moprendada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla!
    Essa do requeijão foi boa demais, viu?
    E a ideia da barraca de Miojo é interessante sim, por que não? Hahaha! Bem criativa!!

    Apareça sempre!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Tô aqui xeretando, hihihiih.

    Bju

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carla, depois que a Gabi me deu essas dicas, receitas valiosíssimas, também experimentei o miojo só com requeijão...huuumm... ficou uma delícia!!!

    ResponderExcluir